sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Livre Arbítrio

O que significaria essa expressão tão trivialmente falada, mas tão pouco questionada, ou melhor, qual o seu real significado? O Aurélio já diz livre: que não está sujeito a um senhor, independente, solto, sem limites; e arbítrio: julgar, determinar, fixar. Logo um significado mais realista e próximo a livre arbítrio é o popular “direito de escolha”, mas como nos diz a terceira Lei de Newton toda ação tem uma reação.
Agora o porquê, dessa discussão quando muitos levam assunto de tal primazia “com a barriga” sem adentrar em seus pormenores, vamos agora ver as bases para tal direito, primeiro se poderia começar pelo respaldo legal que nos regem temos muitíssimas leis que garante os nossos direitos e que nos prendem aos deveres, por exemplo, o que impede que uma pessoa com raiva mate outra? Com razão alguns diriam nada e em verdade estão corretos, mas então vamos às consequências ao matar, vira sobre si um julgamento e uma condenação ou então uma vingança.
Porém todos sabem do que até agora vos tenho dito, todavia fecham-se os olhos quando a realidade não nos agrada, de outro advém nossa “liberdade”? Legalmente vem das leis e da nossa constituição, mas indo um pouco mais a fundo e entrando num caminho obscuro e que tão cheio de dogmas e complexo que leva a varias avaliações superficiais que acabam gerando muitas contradições e tal “relatividade” é tão prejudicial nesse campo quanto na medicina.
O homem como entende o cristianismo tem sua explicação no livro de Gênesis, claro muitos cientistas contestam a criação do homem o mais notável talvez tenha sido Darwin com a teoria da evolução, nessa hora muitos se questionam até hoje ele estava certo ou a bíblia a ciência prova que ele, mas muitos contestam defendendo a bíblia por não a compreenderem? Pareço arrogante em minha frase anterior, mas vou demonstrar o porquê de tais palavras.
Se analisamos o capitulo 1 de Gênesis veremos a criação do mundo, no capitulo 2 a criação do homem, bom mais até esse ponto nenhuma novidade, a novidade é que imaginem Moisés 3500 anos atrás tendo revelação do espírito santo sobre algo que aconteceu a muitíssimo tempo, ou me diga ainda como um ser humano descreveria coisas e uma realidade que supera a sua imaginação? Então Moisés disse: que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia, mas a própria bíblia diz: “Mas, amados, não ignoreis que um dia para Deus é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pe 3:8).
Então diante de tais afirmações como descrever o tempo da criação do mundo? Ou ainda se recorremos à física moderna notasse o caos quântico, ou seja, em nível quântico o passado, o presente e o futuro se misturam então a Terra teria bilhões de anos ou apenas milhares como diz uma interpretação errada da bíblia? A lógica nos leva facilmente a verdade sobre tais colocações, e outra coisa nos mesmo na historia não estudamos todas as personagens que a formam, e sim apenas algumas pessoas notáveis de mesma forma a cronologia do livro de Gênesis foi escrita.
Estou desmerecendo a bíblia ou falando que nela contem mentiras? De modo algum, a bíblia é a lei de Deus, isso eu não contesto mesmo porque os conselhos e leis que são contidas na mesma que regem a sociedade direta ou indiretamente foram necessários que Moisés inspirado por Deus criasse tais leis e regulamentos, porque como o povo sobreviveria naquela época sem eles? Claro toda sociedade precisa de organização.
Sem mais delongas para não fugir do tema, o que significou o livre arbítrio? Estamos condenados a pecar? Seria Deus injusto feito o homem com a capacidade de pecar? São algumas das questões que muitos deveriam se indagar, quanto a primeira Deus criou o homem com o direito de escolha basta lembrar no capitulo 2 de Gênesis quando ele disse: Não comam dessa árvore. Ele simplesmente falou não colocou nenhuma barreira, cerca, guarda nem nada era um direito escolher comer ou não, do mesmo modo hoje em dia é um direito a pessoa escolher crer ou não em Deus, claro como diria Newton: toda ação tem reação.
Porém nesse ponto já entramos como o Apostolo Paulo falou: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Romanos 8:13) ou Ainda “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16), mas essas são palavras de Paulo podemos também voltar a Moisés ainda: “TODOS os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.” e “Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.” (Deuteronômio 8:1 e 19)
A verdadeira natureza do homem ou sua natureza inicial é a imagem de Deus, como se pode hoje pregar ou mesmo no passado terem feito tantas atrocidades em nome de “Deus” estes loucos que cometeram tais blasfêmias são execráveis; pois a real natureza de Deus vê o homem como um amigo. Afirmação tal é corroborada pelas escrituras, em passagens como: “Abraão, meu amigo”. (Isaías 41:8 c), “Falava Deus a Moisés face a face como qualquer fala a seu amigo” (Êxodo 33:11 a), “Deus veio ao jardim no final da tarde como era seu costume falar com Adão e Eva” (Gênesis 3:8), ou ainda “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”(João 15:13-15).

Ou seja, a real natureza de Deus não deseja nenhum mal ao ser humano agora todos têm a liberdade para escolherem viver em trevas ou não luz. Mas então alguns poderiam me questionar então porque quem serve a Deus sofre? Eu poderia citar Paulo: “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:17), Porém ainda poderiam me citar: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:14), então responderia com “E todoaquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” (Mateus 19:29).
Ademais amados exorto-os que mediteis em “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9) e “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;  Para que nenhuma carne se glorie perante ele.”(1 Co 1:25-29)
            Em sumo: “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.” (Provérbios 21:30), poderia resumir tudo que quero lhes dizer, mas amados vos aconselho uma ultima coisa, sejam unidos e busquem a Deus acima de tudo, pois as vezes é necessário “perder para ganhar”, sei que é difícil entender isso, mas com o passar do tempo Deus nos faz compreender sua maravilhosa essência.

 Por: Rodolfo Sabino
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário